



DESMAGNETIZADOR
Os desmagnetizadores têm grande utilidade em laboratórios, usinagens, ferramentarias, linhas de montagem e oficinas mecânicas, etc. Peças ferrosas submetidas a trabalhos mecânicos e/ou ação de campos magnéticos (Ex: placas magnéticas, levantadores magnéticos, etc) adquirem campo magnético residual. Ou seja, possuem uma remanência magnética que pode ser danosa ao processo subsequente. Utiliza-se então um desmagnetizador. São 3 os tipos de desmagnetizadores:
-
1- Desmagnetizadores portáteis ou de bancada que são utilizados manual ou
automaticamente: as peças a serem desmagnetizadas devem ser aproximadas e deslizadas sobre a superfície do desmagnetizador que atua, através de bobina eletromagnética, diminuindo o campo magnético residual.
- Completa desmagnetização das peças usinadas;
- Rápido desprendimento (as peças não ficam mais aderidas à placa como se fossem “ímãs”);
- Controle da tensão de alimentação (de 0 a 100%);
- Controle do tempo de desmagnetização – dependendo do volume e da composição química das peças, pode-se regular o tempo necessário p/ a completa desmagnetização;
- Fator de disponibilidade: 100%;
- Baixo consumo de energia.
2- Desmagnetizadores de Túnel: Os desmagnetizadores de túnel são utilizados para a desmagnetização de peças em grande escala ou "em linha de produção". Construídos sob encomenda e sob medida apenas.
3- Painéis desmagnetizadores: Os painéis desmagnetizadores da ITAL são utilizados na alimentação e controle de placas eletromagnéticas permitindo que as peças que se encontram sobre a mesma sejam desmagnetizadas após o uso.
As vantagens são as seguintes: