LEVANTADOR MAGNÉTICO

Levantador Magnético

 

campo de aplicação

Leves e eficientes os levantadores magnéticos, têm grande utilidade em ferramentarias, metalúrgicas, siderúrgicas, linhas de montagem e oficinas em geral. Ideais para o levantamento e transporte de chapas, blocos, moldes e outras peças ferrosas que serão colocadas sobre máquinas de alto valor ou retiradas, por exemplo, de caminhões.
Os levantadores magnéticos ITAL são construídos com ímãs permanentes de terras raras (liga de Neodímio-Ferro-Boro) de altíssima intensidade magnética. A base dos levantadores magnéticos é construída de tal forma que permite também o levantamento de peças cilíndricas, tais como tubos, cilindros, etc. com capacidades de carga variando entre 100 e 3.000 kg. Possuem trava de segurança que impede o "destravamento" acidental da alavanca. Faça download do catálogo e veja maiores detalhes. Veja também a nossos outros equipamentos magnéticos para transporte, tais como eletroímãs circulares, eletroímãs retangulares e eletropermanentes.

 

 

Capacidade de Levantamento x Coeficiente de Segurança

A capacidade teórica de um levantador magnético é, na verdade, de 3 a 3,5 vezes superior à capacidade indicada por seu modelo específico. Os equipamentos magnéticos para movimentação e transporte de cargas ferrosas (chapas, billets, tarugos, blocos, moldes, etc) devem ser sempre “superdimensionados” por normas óbvias de segurança, uma vez que na prática diária de utilização, existem inúmeros fatores limitantes que “atrapalham” o levantamento.


NOTA IMPORTANTE:

O coeficiente de segurança é baseado em teste prático executado com a face do Levantador Magnético assentado em uma superfície com acabamento superficial retificado (Ra: ≤3,2).
Os principais fatores que limitam ou atrapalham a utilização de equipamentos magnéticos para o transporte de cargas (eletroímãs, eletropermanentes e levantadores magnéticos permanentes) são:
  • Formato,
  • Espessura,
  • Temperatura,
  • Rugosidade superficial e
  • Composição química da peça ferrosa;
  • Entreferros;
  • Air Gap (espaço de ar existente entre a face da peça e a face do Levantador Magnético) e etc.
Os Imãs de Terras Raras utilizados na fabricação dos levantadores magnéticos são de NdFeB (Neodímio, Ferro e Boro) e suportam temperaturas até 80ºC. Portanto em casos em que o material quente (geralmente oxicortado) pode vir a ultrapassar esta temperatura (80ºC), recomenda-se sempre utilizar um Giz térmico ou um medidor de temperatura, antes de utilizar o equipamento, pois se a temperatura do material estiver acima de 80ºC, causará danos irreversíveis ao conjunto de ímãs do levantador magnético, que perderá a força magnética especificada causará risco operacional grave.

 

Funcionamento e Regras de Segurança para o uso de LEVANTADORES MAGNÉTICOS

A utilização dos levantadores magnéticos é muito simples:
a) Apoia-se o levantador magnético sobre a peça;
b) Certifica-se de que houve um perfeito contato do equipamento magnético com a peça ferrosa;
c) Gira-se a alavanca do levantador magnético para a posição Liga (“ON”);

NOTA IMPORTANTE:

Se esta operação, o giro da alavanca, exigir esforço elevado, significa que:

    I - a espessura do material é menor que a admissível pelo Levantador Magnético (não permitindo que todas as linhas de campo magnético formem o "gancho magnético" no aço, inibindo a passagem total de fluxo magnético do "polo positivo para o polo negativo"). Neste caso, recomenda-se parar a operação de manuseio e substituir por outro equipamento magnético mais adequado a espessura do material a ser manuseado.
    II – ou o Levantador Magnético está com problema no Conjunto de Giro e neste caso é essencial que ele seja consertado para evitar acidentes que podem envolvem risco humano.

d) Levanta-se a peça a aprox. 20 cm do solo;
e) Se não houver o descolamento da peça, então pode-se transportar a peça c/ segurança;
f) Manter-se fora do alcance do equipamento; assim, em caso de queda acidental, apenas a peça se danifica!
g) Antes de iniciar qualquer levantamento que se considere “de risco”, utilizar a tabela existente no manual do levantador magnético e calcular o máximo peso que poderá ser transportado;
h) Atenção: deve-se ter cuidado c/ casos em que houver: inclinação, trepidação, etc.
i) Chapas longas e finas são difíceis e perigosas de serem levantadas com equipamentos magnéticos, pois se comportam como lâminas e podem flambar.  Deve-se sempre fazer um “teste” inicial antes de transportá-las!
j) Uma vez consideradas as regras simples acima, o levantamento magnético torna-se seguro e eficiente, aumentando a produtividade e diminuindo o tempo de elevação, transporte e manuseio de peças ferrosas.

 


Modelos

LEVANTADOR MAGNÉTICO

Observação: as medidas e modelos dos levantadores magnéticos podem ser alteradas sem prévio aviso;