PLACA ELETROpermanente

 

Placa EletroPERMANENTE

Uma placa magnética eletropermanente é, na verdade, uma “combinação” de um equipamento magnético permanente com um equipamento eletromagnético. O campo magnético é gerado por ímãs permanentes, mas o acionamento, ao contrário das placas magnéticas, é feito através de um pulso de tensão. Uma bobina ou um conjunto de bobinas elétricas construídas em cobre energizadas por alguns segundos apenas, magnetizam os ímãs permanentes localizados no interior da placa eletropermanente. Uma vez magnetizados os ímãs (= placa ligada), estes não sofrem mais variação de sua carga magnética. A placa eletropermanente fica ligada (=magnetizada), sem a necessidade de alimentação elétrica! A desmagnetização ocorre através de outro pulso de tensão. Veja mais informações abaixo.

As placas eletropermanentes utilizam a energia intrínseca dos ímãs permanentes: ao invés de serem ativadas e desativadas mecanicamente, são submetidas a um surto ou pico de tensão (=impulso elétrico), gerado por uma bobina similar àquela dos eletroímãs. Fornecem toda a sua força por um período de tempo ilimitado: a fixação das peças é completamente independente de qualquer fonte de energia externa, oferecendo, portanto, máxima segurança durante a fase de utilização.

Pelo fato de o impulso de tensão ser muito rápido, praticamente instantâneo, pode-se enumerar como vantagens imediatas deste fato a economia de energia e o não aquecimento por si só do sistema, ao contrário dos eletroímãs que, por necessitarem permanentemente de uma fonte de energia elétrica, aquecem-se, perdendo rendimento após certo período de uso e sofrendo variações dimensionais.

As placas eletropermanentes não sofrem deformação mecânica causada por geração de calor interno (não há geração de calor internamente).

Mas as placas eletropermanentes ainda têm mais vantagens:

  • Possuem boa profundidade de campo magnético;
  • Podem ser construídas em “qualquer” tamanho;
  • São sempre alimentadas através de um painel dedicado. Este painel é desmagnetizador com regulagem de fluxo magnético. Em outras palavras, as placas eletropermanentes têm sua “força magnética” regulada através do painel e também permitem que as peças sobre ela fixadas sejam desmagnetizadas pelo painel.


placas de pólos finos

Para a fixação de peças de espessuras reduzidas de maneira segura, deve-se reduzir o raio do fluxo magnético, ou seja, deve-se reduzir a distância entre os pólos da placa magnética (=placa magnética com passo polar ou polos finos). Alternativamente sugere-se a utilização de blocos transpassadores magnéticos.

As placas magnéticas de pólos finos são ideais para peças de pequenas espessuras, não por serem mais fortes do que as demais (a força de atração por centímetro quadrado é normalmente mais baixa em placas de pólos finos), mas por que permitem um melhor “aproveitamento” do fluxo magnético. Mesmo assim elas podem ser usadas também para a fixação de peças grandes em serviços de retífica.

 


Modelos

PLACA ELETROPERMANENTE

 

Modelos

PLACA ELETROPERMANENTE

Modelos

PLACA ELETROPERMANENTE



 

MANUTENÇÃO E GARANTIA

Efetuamos reparos em qualquer placa de fixação: magnética, eletromagnética, eletropermanente, nacional ou importada. Dentre os serviços que executamos em nossa fábrica, destacam-se os seguintes: troca de tampas, troca de bobinas, reparo de painéis de comando, alteração da tensão de trabalho (através de utilização de novas bobinas), substituição de ímãs permanentes, potencialização de placas antigas, etc.

 

 

QUESTIONÁRIO DE ESPECIFICAÇÃO

Devido à grande variedade de fatores que afetam a qualidade da fixação, a correta especificação de uma placa magnética é fundamental.
Evita-se o (custoso) súper-dimensionamento ou o (arriscado) sub-dimensionamento. Quanto maior o número de informações disponíveis, certamente maior será o custo-benefício obtido com o equipamento magnético instalado. Às vezes parecemos insistentes demais ao nos recusarmos a especificar equipamentos para aplicações cujos dados não estejam 100% definidos. Mas somente procedendo desta forma, podemos garantir a satisfação total do cliente e uma aplicação 100% segura!

 

PARA DEFINIR O MELHOR EQUIPAMENTO, FAVOR INFORMAR:


Para correta especificação de uma PLACA MAGNÉTICA (ou ELETROMAGNÉTICA ou ELETROPERMANENTE), é fundamental conhecer a aplicação. Respondendo às questões abaixo, poderemos garantir o melhor equipamento para a sua aplicação:

1- Qual a máquina onde será instalada a placa magnética?

(  ) retificadora
(  ) fresadora
(  ) plainadora
(  ) eletro-erosão
(  ) torno
(  ) CNC
(  ) outra - favor indicar:

  • Marca:
  • Modelo:
  • Largura da mesa
  • Comprimento da mesa
  • Diâmetro:

 

2- Dados para a instalação:
Possui alguma fonte disponível de corrente contínua para alimentação da placa?
(  ) Não
(  ) Sim – indicar:

Tensão disponível:
(  ) 220V                               (  ) 380V               (  ) 440V

( ) Monofásica                   (  ) Trifásica

(  ) 50 Hz                              (  ) 60 Hz
Ciclo de trabalho em 24 horas

Tempo máximo que permanecerá ligada:

 

3- Dados sobre a placa magnética desejada:

  • Dimensões:
  • Comprimento:
  • Largura:
  • Altura:
  • Diâmetro:

 

Tipo de pólo da placa magnética:
( ) longitudinal
(  ) transversal
(  ) outro:

Passo polar(mm) placa magnética:

Qual o tipo de “acionamento” desejado:

(  ) magnético (alavanca)
(  ) eletromagnético
(  ) eletropermanente

4- Dados sobre as peças a serem fixadas sobre a placa magnética:

  • máximo e mínimo comprimento:
  • máxima a mínima largura:
  • máxima e mínima espessura:
  • quantidade de peças a serem usinadas numa única vez:

 

Material da peça:

5- Acessórios para a máquina onde será instalada a placa magnética:

(  ) painel desmagnetizador
(  ) mesa de seno
(  ) morsa de precisão
(  ) desmagnetizador
(  ) bloco transpassador
(  ) esquadro de precisão
(  ) levantador magnético
(  ) outros - indicar:

Solicite catálogo referente a acessórios!!!

6- Croquis das peças:

7. Se lembrar de algo que julgue importante para a correta especificação Da placa magnética, não hesite em informar! Se tiver dúvidas, chame-nos, mande um e-mail, um fax, uma carta, mas não deixe de nos contatar! A ITAL tem uma linha completa de equipamentos magnéticos. Somos especialistas em magnetismo!